A Inteligência Emocional como Diferenciação numa Clínica de Saúde

 

A inteligência emocional (IE) é um conceito que ganhou destaque nos últimos anos, especialmente em contextos onde as interações humanas são cruciais, como em clínicas de saúde.

Um dos principais autores na área de IE, Daniel Goleman, define esta competência como a capacidade de reconhecer, compreender e gerir as nossas próprias emoções, além de sabermos como podemos influenciar as emoções dos outros. Este é um aspeto que na criação de uma relação terapêutica com o paciente, assim como, na liderança de equipas numa clínica de saúde, pode ser um fator diferenciador para o sucesso da clínica. Desta forma a IE destaca-se não podendo ser negligenciada e subestimada.

 

Qual o impacto do desenvolvimento da IE da nossa equipa?

  • Melhoria do Atendimento ao Paciente

Profissionais de saúde com boas competências de inteligência emocional estão mais aptos para conseguirem criar uma conexão emocional com seus pacientes e com isto contribuírem para a criação de sentimentos e emoções fundamentais para uma boa experiência do paciente – senso de valorização, respeito, compreensão e orientação são fundamentais, sobretudo num momento em que o perfil do paciente está a mudar, tornando-se mais exigente e procurando ser ouvido, escutado e compreendido.

A criação de um atendimento mais empático e humanizado é por isso uma oportunidade significativa para a diferenciação das clínicas de saúde. Segundo Goleman, a empatia é um componente chave da IE e essencial para construir uma relação de confiança. Quando os pacientes sentem que são compreendidos e que suas emoções são validadas, eles tendem a colaborar mais com os tratamentos, resultando em melhores desfechos clínicos.

  • Redução do Stress e Burnout

O ambiente de uma clínica de saúde pode ser bastante desafiante e stressante. Enquanto profissionais de saúde, frequentemente enfrentamos situações de pressão, longas horas de trabalho e, muitas vezes, lidamos com casos emocionalmente desgastantes. A capacidade de gerirmos o nosso próprio stress é uma característica da IE que pode ajudar significativamente. Estudos de autores como Peter Salovey e John D. Mayer, pioneiros no conceito de IE, indicam que indivíduos com alta IE são mais resilientes e têm melhores habilidades de gestão de stress e coping, tornado-se capazes de manter a calma sob pressão, evitando o esgotamento emocional e o burnout.

  • Criação de um Ambiente de Trabalho Positivo

A criação de ambiente de trabalho positivo é crucial para a experiência e satisfação dos colaboradores numa clínica – que está diretamente correlacionada com a satisfação do paciente. A comunicação eficaz e a empatia entre os membros da equipa promovem a colaboração e reduzem conflitos. Afamados autores nesta área argumentam que skills sociais, como a capacidade de resolver conflitos e construir redes de apoio, são aspetos fundamentais da IE. Quando os profissionais de saúde conseguem comunicar as suas necessidades e emoções de maneira clara e respeitosa, o ambiente de trabalho torna-se mais harmonioso, o que, por sua vez, melhora a qualidade do atendimento ao paciente.

  • Melhoria na Tomada de Decisões

No contexto a tomada de decisões rápida e eficaz pode ser altamente impactante para o outcome clínico do nosso paciente. O desenvolvimento da IE, através de práticas como autoreflexão, autoconsciencialização e até mindfulness, permitem aos profissionais de saúde uma melhoria na capacidade de avaliação de forma mais robusta, conseguindo equilibrar tanto os aspetos racionais quanto emocionais. Estudos de autores como Salovey e Mayer indicam que a IE contribui para uma melhor regulação emocional, o que é crucial para tomar decisões éticas e eficazes em ambientes complexos e dinâmicos.

Ao mesmo tempo, estudos na área do mindfulness e atenção plena, demonstram um aumento do foco, melhoria na capacidade de regular stress, redução da distração e do pensamento automático (diretamente relacionado com estados de ansiedade e reatividade) e até benefícios na perceção de felicidade.

  • Desenvolvimento Profissional Contínuo

A inteligência emocional não é uma competência estática, esta pode e deve ser desenvolvida e aprimorada ao longo da nossa vida. Por isso, investir no desenvolvimento da IE dos nossos profissionais de saúde pode trazer benefícios duradouros para a nossa organização em saúde.

Programas de formação e desenvolvimento focados em IE podem incluir formações em comunicação, mindfulness, coaching e atividades de team building, que podem ajudar a nossa equipa a melhorar suas competências de autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e skills sociais.

 

A inteligência emocional é por isso, uma competência fundamental para os profissionais de saúde e para as organizações em saúde. Investir no desenvolvimento da IE nas clínicas de saúde não só beneficia os profissionais, mas também resulta em um atendimento mais humano, impactando positivamente a experiência do nosso paciente, diretamente relacionado com a performance – desde logo financeira, das organizações em saúde.