Como criar um modelo de negócio para uma clínica de sucesso?

O sucesso de uma clínica depende de múltiplas variáveis e não podemos afirmar que exista uma fórmula que funcione em todos os casos. Ainda assim existem vários aspetos que podem influenciar positivamente o sucesso da mesma e que encontramos em comum nas clínicas bem-sucedidas.

Neste artigo iremos  abordar 12 dimensões, às quais devemos saber responder, relativamente ao nosso modelo de negócio da nossa clínica, que justificam a sua existência e ditam o potencial de sucesso da mesma:

  1. Existe uma Necessidade do Consumidor: A razão da existência de uma clínica, deve assentar na necessidade da resposta a uma necessidade do consumidor em saúde. Este pode ser um problema que ainda não tenha sido solucionado e/ou uma lacuna no mercado. Para tal, devemos conhecer quem é o nosso público.
  2. Conhecemos o nosso o público-alvo: Percebemos que é a persona ou público-alvo da nossa clínica, as suas características e conseguimos defini-las representando este público alvo em 2 ou 3 personas fictícias (identificando a sua idade, sexo, profissão, comportamentos, condições em saúde, disponibilidade financeira, valorização que atribuem aos serviços que oferecemos, serviços que procuram no imediato e que serviços podem posteriormente consumir dentro da nossa clínica para benefício do seu bem-estar, etc). Com este exercício, passamos a conhecer quem são os nossos clientes, as suas dores e problemas, assim como as suas necessidades, desejos e expectativas.
  3. Estudamos a concorrência: Conhecemos os nossos concorrentes e as suas ofertas de serviços. Estudamos os seus pontos fortes e fracos e identificamos onde existem oportunidades de diferenciação que nos tornem “na opção” para o nosso cliente em detrimento dos demais. Este ponto de diferenciação e proposta de valor única, é um dos aspetos mais importantes para o sucesso de uma clínica e como tal, deverá ser bem refletido e definido.
  4. Criamos uma proposta de valor única: Com base no conhecimento que adquirimos sobre o mercado e consumidor, assente nas nossas competências únicas, que previamente definimos na nossa SWOT (vê o nosso artigo sobre a SWOT), criamos a nossa proposta de valor única que deverá ser atraente para nossos clientes e diferenciada da concorrência. Alguns exemplos de aspetos que podem contribuir para a criação de uma proposta de valor única:
    • Equipa clínica com experiência e renome
    • Serviço em saúde diferenciador no mercado
    • Modelo de saúde centrado na pessoa
    • Meios tecnológicos
    • Experiência do consumidor em saúde acima da média
  1. Definimos o nosso posicionamento e área de especialidade: O sucesso de uma clínica está tipicamente ancorado a uma área de especialidade que constitui o nosso posicionamento aos olhos do nosso cliente. Este posicionamento estará naturalmente ancorado à nossa área de formação e da nossa equipa, sendo que as áreas de especialidade deverão sempre ser constituídas num modelo centrado na pessoa, no qual os serviços são criados de acordo com as necessidades do público-alvo, garantindo uma boa ligação entre estes serviços e comunicação fluída entre os profissionais de saúde.
  2. Definimos a nossa estrutura e equipa: Construir uma equipa de profissionais qualificados e experientes é um dos ingredientes fundamentais para o sucesso de uma clínica. No entanto, não basta selecionar e recrutar as pessoas. É fundamental definir um modelo remuneratório atrativo, dar formação às pessoas, reconhecer os membros mais proativos e cujo contributo conduz ao sucesso da organização, inspirando os restantes membros e criando uma cultura organizacional de confiança, excelência, foco no cliente e na sua experiência.
  3. Temos o nosso propósito: Não menos importante, devemos fazer a reflexão sobre o nosso propósito, o nosso “why”. Se por um lado é fundamental para mobilizar a nossa equipa, por outro, criar um projeto de empreendedorismo tem tanto de estimulante como de desafiante. É nesses momentos fases de maior desafio e incerteza em que importa que nos agarremos ao propósito e paixão pelo qual criamos este projeto. É essa missão e visão que te vai fazer continuar e elevar o sucesso da tua clínica. (Vê o nosso artigo artigo sobre a criação da missão)
  4. Garantimos a elevada qualidade dos nossos serviços: A qualidade dos serviços prestados é fundamental para o sucesso da clínica. A mensuração do feedback relativo à experiência e satisfação do cliente é a base para a criação da excelência nos serviços, robustecida desde logo pelo desenho de processos internos robustos e de excelência em todos os pontos de contacto com o cliente. De igual modo, devemos procurar implementar uma cultura de melhoria contínua, procurando constantemente elevar a fasquia da qualidade, em tecnologia/equipamentos “estado da arte”, formação dos funcionários e processos eficientes para garantir a satisfação dos clientes (Vê o nosso artigo sobre a experiência do cliente )
  5. Criamos parcerias de sucesso: O estabelecimento de parcerias com outras entidades que nos ajudem a propagar a missão e proposta de valor da nossa marca constitui uma das estratégias mais relevantes para o crescimento do sucesso de uma clínica. Investir em relações profissionais de sucesso, em que existam partilha e sinergias de valor, é algo em que qualquer empreender em saúde deve investir. Alguns exemplos de parcerias que poderás criar: Empresas; Médicos e outros profissionais de saúde; Ginásios; Clubes Desportivos; Farmácias; Entidades locais (Câmaras, Juntas de Freguesia); Associações;
  6. Avaliamos e adaptamos: A capacidade de adaptação é uma das características dos empreendedores bem-sucedidos. Avaliar periodicamente o desempenho da nossa clínica e implementar novas estratégias de melhoria, torna-se fundamental para que o barco rume sempre a bom porto, independentemente das tempestades que possam surgir pelo trajeto. Uma atitude de abertura a mudanças e adaptações é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Alguns indicadores importantes para serem avaliados regularmente: Número total de consultas; Número de novas consultas; Satisfação dos clientes; Satisfação dos colaboradores; Taxa de ocupação da agenda dos colaboradores; Taxa de ocupação do espaço; Faturação; Margem de lucro; Evolução de todos estes indicadores versus período homólogo; (Vê o nosso artigo sobre indicadores de performance)
  7. Investirmos na nossa marca e comunicação: Comunicarmos a nossa proposta de valor e o impacto que deixamos na vida das pessoas da nossa comunidade é uma excelente forma de criarmos uma conexão de valor com quem nos segue, aproximando a nossa marca destas pessoas, entregando-lhes valor através da promoção da literacia em saúde e ações junto da nossa comunidade, são ótimas estratégias para o crescimento da nossa marca.
  8. Desenvolvemos a nossa projeção financeira e investimentos: Faz parte das 10 competências dos empreendedores bem-sucedidos, de acordo com a revista Entrepreneur Europe, possuírem competências sólidas de gestão financeira. Saber criar um plano de negócios detalhado, com objetivos claros e metas financeiras, assim como, analisar regulamente a evolução dos custos fixos, variáveis, decisões de investimento, análise de risco e de retorno, são algumas das decisões que fazem parte da vida de um empreendedor e gestor de uma clínica bem-sucedida.

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Por fim, para organizares todos estes passos, poderás organizar a estrutura do teu modelo de negócio utilizando uma das melhores ferramentas para o efeito, o Business Model Canvas.

Vê o nosso artigo sobre este tema e estrutura o sucesso do modelo de negócio da tua clínica, hoje!

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