Reduzir de Custos numa Clínica

 

Melhorar as margens de lucro é uma necessidade e prioridade para muitas clínicas de saúde, especialmente se almejamos para a nossa clínica uma diferenciação versus os concorrentes e uma vantagem competitiva sustentável.

No entanto, uma gestão eficiente dos custos não tem apenas como objetivo o aumento do lucro, mas também criar as condições para que clínica possa oferecer cuidados de elevadíssima qualidade aos seus pacientes.

Neste artigo exploramos alguns dos benefícios de conduzirmos uma análise e estratégia que vise a redução de custos na nossa clínica:

 

Benefícios:

  1. Melhoria da Rentabilidade: A redução de despesas operacionais aumenta diretamente a margem de lucro. Isso permite-nos uma maior flexibilidade financeira para investimentos no futuro (staff clínico e não clínico, instalações, tecnologia e equipamentos, marketing digital, etc).
  2. Qualidade do Atendimento: Com a alocação eficiente de recursos, a clínica pode investir na formação do seu staff e na melhoria da experiência do paciente, assim como investir em infraestrutura e tecnologia, favorecendo a entrega de melhores cuidados aos nossos pacientes.
  3. Sustentabilidade: A gestão eficiente dos custos contribui para a sustentabilidade a longo prazo da clínica, garantindo a solidez financeira da mesma, mesmo em tempos de crise (ex. pandemia covid-19)
  4. Competitividade: Clínicas que conseguem reduzir desperdício e custos, permitindo que o seu funcionamento se foque na criação e entrega de valor ao cliente, proporcionando assim uma experiência superior e consequente satisfação do paciente, tornam-se mais competitivas, num setor que nem sempre funciona como o maior grau de eficiência.

 

Onde podemos encontrar algumas oportunidades de Redução de Custos?

  1. Gestão de Stocks: Negociar com fornecedores e comprar em volume pode resultar em economias significativas. Ao mesmo tempo, uma gestão eficiente, utilizando metodologias como Kaizen e os 5S, ajuda-nos a reduzir o desperdício e a melhorar a organização do local de trabalho.
  2. Eficiência Energética: Investir em soluções de eficiência energética, como iluminação LED e sistemas de aquecimento e arrefecimento (AVAC) eficientes, além de garantir a qualidade do ar na clínica, pode aumentar a sua eficiência energética e redução de custos.
  3. Processos Administrativos: Automatizar processos administrativos, como agendamento de consultas e faturação, pode reduzir a necessidade de trabalho manual e, consequentemente, alocarmos o nosso staff não clínico a tarefas de maior valor acrescentado e menos em trabalho operacional que possa ser automatizado. A eficiência do nosso staff administrativo é tipicamente uma das grandes oportunidades que as clínicas têm em mãos, desde logo pelo impacto que isso tem na experiência e satisfação do nosso cliente.
  4. Tecnologia da Informação: Implementar sistemas de gestão clínica integrados (softwares de CRM, gestão financeira, etc) pode melhorar a eficiência operacional e reduzir os erros, economizando tempo e recursos.
  5. Formação: Investimento na formação do nosso staff clínico e não clínico deve ter como objetivo a melhoria dos resultados clínicos e procedimentos operacionais, mas também o aumento da produtividade e a eficiência, com a consequência positiva de redução dos custos operacionais.

 

Está na hora de implementar, como o pode fazer, também, com eficácia? Deixamos-lhe algumas dicas para identificação de oportunidades de redução de custos.

  • Catalogar todos os nossos gastos por categorias (e.g. “instalações”, “materiais consumíveis”, “recursos humanos”, etc).
  • Analisar o peso que cada categoria representa no nosso orçamento geral (dividir o valor da categoria pelo total de custos)
  • Adicionar à nossa catalogação, “sub-categorias”, em que dentro de cada categoria mãe, temos os gastos específicos com materiais (por exemplo). Repetir o exercício do peso.
  • Criar um ranking de importância nas nossas sub-categorias (de muito importante a pouco importante / essencial e não essencial)
  • Aplicar a lei de Pareto (80/20) – quais os 20% de categorias ou sub-categorias de custos que poderiam ser dispensáveis e que não são cruciais para o bom funcionamento do meu negócio.
  • Eliminar esses custos. Agora pode decidir alocar esses recursos financeiros às categorias que acrescentam maior valor ao seu negócio e ao seu cliente (recursos humanos, instalações, comunicação, etc).
  • Recolher feedback de clientes e colaboradores. É fundamental avaliarmos o impacto da implementação da nossa estratégia de redução de custos e aumento da eficiência, como tal, recolher dados e insights de satisfação do cliente e do colaborador, é fundamental, numa lógica e cultura de melhoria contínua.

 

A redução de custos numa clínica deve ser um processo contínuo que requer uma avaliação e ajustes constantes, procurando a cada ser hoje sermos mais eficientes do que ontem e amanhã melhores do que hoje.

Ao adotarmos uma cultura de melhoria contínua focada na redução de desperdício, podemos identificar e implementar nas nossas clínicas, uma estratégica de aumento de eficiência sustentável. Com isto, melhoramos a saúde financeira da nossa clínica e a sua margem de lucro, o que nos permite alocar esses recursos à melhoria do serviço e criação de um atendimento superior para o nosso cliente em saúde.