Gestão de Pessoas na Saúde: Como Alcançar um Crescimento Sustentável  

 

A gestão de pessoas é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no setor da saúde, onde a qualidade dos serviços está diretamente relacionada com a competência, satisfação, alinhamento organizacional e bem-estar dos colaboradores.  

Para conseguirmos alcançar um crescimento sustentável do nosso negócio, reduzindo desde logo a dependência da presença do fundador é um desafio que requer estratégias de gestão de pessoas bem definidas e uma cultura organizacional que promova a autonomia e a motivação dos nossos colaboradores. Neste artigo vamos explorar como estas metas podem ser atingidas através de uma gestão eficaz de pessoas. 

 

1) Compreensão do Negócio

O setor da saúde possui características únicas que influenciam a gestão de pessoas. Dependendo do tipo de clínica, volume de trabalho, modelo de negócio e perfil de cliente, a nossa estratégia para o seu crescimento sustentável através de boas práticas de gestão de pessoas, poderá variar de acordo com o contexto.  

Assumindo este pressuposto de base e compreendendo as características do modelo de negócio, desde logo as dimensões que podem ser controladas e modificadas por nós (p.e. preço dos serviços, modelo de financiamento e reembolso, volume de pacientes, etc) as nossas estratégias serão desenvolvidas de acordo com este contexto.

 

2) Descentralização e Delegação de Autoridade

Uma das primeiras etapas para reduzir a dependência do fundador é descentralizar a tomada de decisões e execução de tarefas que possam ser delegadas. Isso envolve a delegação de autoridade para gestores/coordenadores de nível intermédio e criação de equipas especializadas. A criação de uma estrutura organizacional clara, com responsabilidades bem definidas, permite que os colaboradores assumam papéis de liderança e tomem decisões independentes, sem a validação constante do líder/fundador do negócio.  

Essa descentralização deve ser apoiada pela criação prévia de processos e procedimentos internos robustos, assim como formação interna e coaching aos líderes intermédios, garantindo que estes estão capacitados para assumir as novas responsabilidades e que possuem as ferramentas para desempenharem a sua função com total autonomia. Identificar e selecionar as pessoas com o perfil certo para assumirem esta função é fundamental, assim como, garantir um bom acompanhamento das mesmas ao longo do seu desenvolvimento enquanto líderes. 

 

3) Cultura Organizacional e Motivação da Equipa

A construção de uma cultura organizacional forte é crucial para manter os nossos colaboradores motivados e alinhados com os objetivos da empresa. Uma cultura positiva pode ser desenvolvida através de:

  • Valores e Missão Claros

Os valores e a missão da organização devem ser claramente comunicados e incorporados nas práticas diárias. O desenvolvimento de um manual de cultura, que tangibilize a missão, visão e valores da organização será fundamental para a construção de uma estratégia assente no alinhamento entre todos. Quando os colaboradores compreendem e se identificam com os objetivos da empresa estarão muito mais dispostos a se envolverem e contribuírem para o seu sucesso.

  • Reconhecimento e Recompensa

Sistemas de reconhecimento e recompensa são ferramentas poderosas para a motivação. Reconhecer os esforços e conquistas dos colaboradores através de prêmios, bónus, remuneração variável de acordo com o resultado/taxa de preenchimento da sua agenda, promoções ou simples agradecimentos em público podem aumentar significativamente a moral e o envolvimento da nossa equipa. 

  • Desenvolvimento Profissional

Oferecermos oportunidades de desenvolvimento profissional é uma forma eficaz de mantermos os colaboradores motivados e preparados para assumirem novas responsabilidades.  

Este investimento e desenvolvimento da nossa equipa deve acontecer tanto numa dimensão de hard skills (competências clínicas e formação especializada na área na área da saúde) como nas soft/human skills (comunicação em saúde, liderança, gestão de pessoas, gestão geral, etc) para que a nossa equipa possa crescer e adquirir diferentes skills e competências necessárias para o crescimento e diferenciação da nossa clínica.  


4) Implementação de Sistemas de Gestão Eficazes

Para alcançarmos um crescimento sustentável assente numa boa organização interna, será fundamental implementarmos sistemas de gestão eficazes que promovam a eficiência e a qualidade dos serviços. Isso inclui:

  • Tecnologia e Automação

A integração de softwares e tecnologias de gestão, como sistemas de gestão clínica, softwares de CRM (gestão da relação com o cliente), softwares e ferramentas de análise de dados, são estratégias fundamentais para melhorarmos a eficiência operacional da organização e com isso libertarmos os nossos profissionais para tarefas de maior valor acrescentado. 

  • Cultura de Melhoria Contínua

A implementação de processos de melhoria contínua, como o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), a filosofia Kaizen, os 5S e o Lean Management, ajudam à identificação de áreas de melhoria, à redução do desperdício e à implementação das mudanças necessárias para a melhoria contínua e crescimento sustentável.  

Focar numa cultura de excelência e inovação constante é o caminho para a diferenciação de qualquer negócio em saúde.

  • Gestão de Desempenho

A implementação de sistemas de gestão e avaliação regular do desempenho dos colaboradores – fornecendo-lhes feedback e estabelecendo metas claras, são estratégias essenciais para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa, ao mesmo tempo que os colaboradores que desempenham uma melhor performance e atingem os seus objetivos (KPI’s e OKRs) são valorizados numa cultura de meritocracia. 

 

5) Liderança Transformacional

A liderança desempenha um papel crucial na motivação dos colaboradores e no crescimento sustentável do negócio. Líderes transformacionais, que inspiram e motivam suas equipas através de uma visão inspiracional e de uma liderança autêntica e pelo exemplo, são particularmente eficazes.  

Esta liderança deve promover um ambiente de trabalho colaborativo, onde todos se sentem valorizados e capacitados para contribuírem para o sucesso e crescimento da organização.

  • Comunicação Efetiva

O CEO de uma empresa pode ser chamado o “Chief Explaining Officer”. Líderes transformacionais mantêm uma comunicação aberta e transparente com as suas equipas, criando um ambiente de confiança e respeito mútuo e empoderando a uma comunicação próxima e regular, numa cultura de “porta aberta” e feedback 360º. 

  • Empowerment

O empowerment dos colaboradores, envolve dar-lhes autonomia e recursos necessários para tomarem decisões de forma autónoma e criarem valor nas suas áreas de atuação. Este é um aspecto fundamental para reduzir a dependência do fundador, mas também para criar um incentivo ao senso de propriedade (ownership) e responsabilidade entre os colaboradores. 

Quando temos colaboradores que se sentem verdadeiros sócios informais da empresa e que vestem a camisola todos os dias, estaremos certamente no bom caminho para o crescimento sustentável através da uma cultura eficaz de gestão de pessoas. 

 

6) Equilíbrio Vida-Trabalho

Para manter os colaboradores motivados e produtivos, é fundamental promover um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. No setor da saúde, onde os profissionais frequentemente enfrentam longas horas e alta pressão, isso pode incluir:

  • Flexibilidade de Horários

Nem sempre é fácil criar uma cultura de horários flexíveis numa organização em saúde, no entanto, sempre que conseguimos oferecer horários de trabalho com alguma flexibilidade, que permita que os nossos colaboradores equilibrem as suas responsabilidades profissionais com a vida pessoal, estaremos num bom caminho para retermos talento dentro da nossa organização. 

  • Apoio ao Bem-estar dos Colaboradores

A criação de iniciativas que promovam o bem-estar emocional e social na organização são essenciais para mantermos os nossos colaboradores saudáveis e motivados. Incentivarmos a um bom clima e ambiente de trabalho, assim como momentos em equipa como eventos de team-building e momentos de descontração, são estratégias que contribuem para o bem-estar social e emocional dos nossos colaboradores.  

Passamos grande parte do nosso dia no nosso local e contexto de trabalho. Se este local não possui um ambiente e clima positivo, o impacto no nosso bem-estar mental, emocional e social, será seguramente nefasto. 

  • Benefícios e Incentivos

Pacotes de benefícios abrangentes, que incluam seguros de saúde, tickets de refeição e incentivos adicionais como programas de bem-estar e desenvolvimento pessoal, são fundamentais para atrairmos e retermos talento, numa altura em que este é um desafio cada vez maior para as clínicas de saúde.  

 

Investir nas nossas pessoas e fazê-las crescer é um ingrediente chave para o crescimento de qualquer clínica e organização em saúde. Devemos por isso “Formar as nossas pessoas tão bem para que elas possam sair, mas tratá-las tão bem para que não o queiram fazer”. Só assim poderemos crescer de forma sustentável e tornar a nossa clínica uma organização autónoma e que não depende do seu fundador.