Neuromarketing e Experiência do Cliente em Saúde
Muito se tem falado em neuromarketing e na importância que os estímulos e sensações proporcionadas ao cliente, pela própria arquitectura, organizações e elementos de um espaço físico.
Em saúde, a gestão do espaço físico é fundamental e pode ter um impacto profundo no cliente e respetiva experiência.
A jornada e experiência do nosso cliente, é também, por isso, uma jornada de experiências sensoriais, que podem contribuir, positiva ou negativamente, para a sua percepção da qualidade do nosso serviço.
Por essa razão, apele aos 5 sentidos do seu cliente. Avalie e desenhe estas experiência, na luminosidade do seu espaço, no som, no cheiro e até experiência táctil e paladar.
Alguns dos elementos a ter em conta, nesta experiência sensorial:
– Aspecto exterior e interior do edifício
– Design interior / mobiliário
– Luminosidade do espaço
– Elementos em que existe contacto táctil do cliente
– Equipamentos presentes
– Vestuário e aparência do staff
– Sons / música
– Aroma e cheiros
– Paladar (oferta de água ou chá)
Todas estas sensações, são informações percepcionadas pelo seu cliente, num somatório de experiências proporcionadas durante o momento em que contacta com ela.
De que forma tem esta jornada sensorial desenhada, na experiência que proporciona ao seu cliente em saúde?
Autor: Pedro Sousa
Co-fundador da Blue Physio Consultoria