Estratégia de Reciprocidade em Saúde

 

Em saúde, a reciprocidade está presente na forma como comunicamos e como criamos valor para os nossos clientes e colaboradores. Esta entrega de valor irá despoletar uma relação positiva e de conexão com a nossa marca em saúde. Dar para receber – ou como diz a expressão popular “Quem dá, recebe a dobrar”.

Em bom rigor podemos utilizar esta estratégia em várias dimensões das nossas atividades organizacionais. Aqui ficam alguns exemplos:

 

1) Comunicação com o cliente em saúde

Através da nossa estratégia de marketing e comunicação em saúde podemos/devemos centrar-nos na entrega de valor ao cliente.

Em cada conteúdo que criamos devemos refletir no valor que estamos a entregar a quem recebe aquele conteúdo e de que forma essa pessoa pode utilizar esse conteúdo de forma acionável e prática (exemplo: um post com sugestões de ergonomia no local de trabalho). Se a mensagem conectar com quem a recebe e induzir um comportamento, terá um impacto muito superior e a pessoa que implementou aquela dica na sua vida, ficará grata à nossa marca e com isso, muito mais propensa a procurar os nossos serviços, quando necessitar dos mesmos.

Esta estratégia é aquilo que o afamado autor Seth Godin chama de “Permission Marketing” – Marketing de Permissão, em que através da entrega de valor, de forma livre e gratuita, obtemos a permissão do nosso cliente para comunicarmos com ele. Em alternativa ao Marketing de Interrupção, em que procuramos captar a atenção do cliente, sem antes construirmos uma relação com ele.

 

2) Reciprocidade com os colaboradores

Em liderança e gestão de pessoas, a reciprocidade é uma excelente estratégia para conexão e engagement dos nossos colaboradores.

A reciprocidade, empatia e compaixão com os nossos colaboradores, em concreto em momentos difíceis, pode ter um impacto emocional gigantesco. Se estivermos lá, quando os nossos colaboradores necessitam mais de nós, nos momentos em que precisarmos deles, podem ter a certeza de que eles irão estar lá para nós e retribuir com reciprocidade.

Ao mesmo tempo, o ato de reconhecer um colaborador quando este teve uma boa performance e cujo contributo impactou no resultado da organização, é um exercício de reciprocidade que terá um resultado muito positivo naquela pessoa. Enquanto seres humanos, todos procuramos reconhecimento e sentirmo-nos valorizados entre pares e junto dos nossos líderes e por isso, esses momentos de reconhecimento irão incentivar a persecução de uma boa performance por parte das nossas pessoas.

3) Reciprocidade com a comunidade – uma estratégia para fazermos crescer a nossa notoridade e chegarmos a mais pessoas é precisamente através da entrega de valor à nossa comunidade.

Enquanto profissionais e gestores de um negócio em saúde, temos na nossa missão, a promoção da literacia em saúde e entrega de valor à comunidade. Podemos por isso desenvolver ações como workshops, palestras e outras iniciativas, que aportem valor às pessoas da nossa comunidade e que, com isso, valorize a nossa marca em saúde junto dessa mesma comunidade.

Estas atividades podem ser desenvolvidas em parceria com entidades locais, como câmaras municipais, junto dos pelouros responsáveis pela área da saúde e/ou promoção da atividade física.

A reciprocidade é por isso, uma competência que devemos desenvolver tanto a nível individual como a nível organizacional. Porque quem dá, recebe a dobrar.

Iremos abordar estas estratégias no curso Estratégias de Comunicação em Saúde. Se gostavas de dominar cada uma delas e melhorar os teus resultados, junta-te a nós AQUI: https://conteudo.bluephysio.pt/estrategias-comunicacao-saude-curso