Redes Sociais para um Negócio em Saúde

 

Sabemos que as redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Uma poderosa ferramenta não só de angariação de clientes, mas também de construção de relacionamentos duradouros (retenção e parcerias). São claramente uma vantagem estratégica para quem delas faz um uso pensado, planeado e cuidado. Hoje queremos mostrar-te as bases desse mesmo planeamento. Qual o caminho que deves seguir?

 

Começa aqui:

1) Conhece o teu Público-Alvo: Antes sequer de te conectares online! É essencial conheceres em detalhe quem são teus atuais (e os potenciais) clientes. Identifica os grupos demográficos que mais procuram os teus serviços, porque os procuram (ou não procuram), como se relacionam com a internet, qual o seu contexto, e como os teus serviços podem atender as suas necessidades específicas. Pesquisas de mercado e análise dos dados dos atuais pacientes são um excelente começo.

2) Conhece o teu negócio em detalhe: De que forma os teus serviços atendem Às necessidades do teu cliente? Qual a tua missão e valores, o que te move? Comunica isso mesmo em todos os pontos de contacto.

3) Escolhe as Plataformas Adequadas: Nem todas as redes sociais são iguais. Nem todos os Públicos-Alvo são iguais. Em que redes sociais passa mais tempo? Como se relaciona com elas? O que gosta de consumir nessas plataformas? O Instagram e o Facebook são frequentemente utilizados por clínicas de saúde em Portugal pois são as redes sociais com maior volume de utilizadores e oferecem opções visuais e interação com os seguidores. Muito provavelmente o teu público vai lá estar e vai ser bastante proeficiente na utilização da plataforma. Mas atenção! Irás, com certeza, encontrar diferenças entre ambas e o público que lá encontras. O LinkedIn pode ser útil para o networking com profissionais de saúde e estabelecimento de parcerias.

4) Conteúdo Relevante e Valioso: E agora? O que coloco nas minhas redes? Oferece conteúdo que seja informativo, útil e relevante para os teus seguidores. Compartilha dicas de autocuidado, exercícios simples, informações sobre lesões comuns e suas respectivas terapias. Destrói mitos e aborda as objeções. Sê um verdadeiro agente de mudança do paradigma da literacia em saúde em Portugal e demonstra o conhecimento dos profissionais da tua clínica e sua dedicação ao bem-estar dos teus pacientes.

5) Humaniza a tua Marca: Quem é a equipa da clínica? Quem irá o teu cliente encontrar no gabinete? E na recepção? Apresenta o corpo clínico e as suas conquistas. Partilha as histórias de sucesso dos pacientes que alcançaram os seus objetivos convosco. Como estavam e como estão agora? Como foi o processo? Imagens do processo terapêutico são também muito valiosas. Ajudam a humanizar a marca e construir confiança (mesmo à distância em ambiente digital).

6) Imagens e Vídeos Atraentes: O conteúdo visual tem um impacto significativo nas redes sociais. São os conteúdos com os quais os utilizadores mais interagem, logo, os conteúdos mais privilegiados pelas redes. Imagens e vídeos de exercícios, tratamentos, colaboradores, testemunhos, do espaço e de eventos – tudo o que reforce a humanização da marca. Ambos os pontos estão intimamente ligados. Mas lembra-te de manter a qualidade visual e a identidade da marca sempre!

7) Interage com os teus Seguidores: As redes sociais são isso mesmo. Socias. Pretende-se que se estabeleçam relações e por isso a interação é essencial no processo. Responde a comentários e mensagens com a maior brevidade possível. Responde de forma genuína e amigável (como se de uma interação ao vivo se trata-se). Incentiva perguntas e a continuidade da conversa, oferece orientações. O grande objetivo é criar e fortalecer a tua comunidade online.

8) Promoções e Parcerias: Promove ofertas especiais,sessões de avaliação gratuita, webinares, aulas experimentais. O que poderá levar o teu potencial cliente a vir experimentar o teu serviço, mesmo antes de uma necessidade mais específica surgir? Como podes criar uma relação durante todas as fases de vida do teu paciente e continuar a agregar-lhe valor? Considera o estabelecimento de parcerias com outros profissionais de saúde, empresas, ou mesmo influenciadores locais para aumentar a tua exposição online.

 

O uso estratégico das redes sociais pode fazer uma grande diferença na presença online e, consequentemente nos resultados de um espaço de saúde. Ao conhecer o público-alvo, criar conteúdo relevante, humanizar a marca e interagir com os seguidores, estarás a fortalecer a reputação da tua marca, aumentar (em larga escala) o teu alcance e a construir relacionamentos duradouros.

 

Compreendemos que nem sempre é um mar de rosas. Carregar no botão do play é facil, mas a falta de planeamento e o desconhecimento das principais métricas e ajuste da estratégia para obter resultados consistentes a longo prazo é sem dúvida o mais difícil. Estudo constante e consistência são essenciais. Para te ajudar nesta jornada  criámos o curso de Marketing e Comunicação para Negócios de Saúde no qual iremos percorrer temas, desde as bases do marketing e comunicação para serviços de saúde, à criação de uma marca diferenciada em saúde, passando pela atração de clientes, gestão da relação, satisfação e fidelização dos mesmos.

 

Este artigo foi escrito pela Raquel Camarinha, especialista em estratégia digital e redes sociais para negócios de fisioterapia e formador no nosso curso de Marketing e Comunicação para Negócios em Saúde