A telemedicina veio para ficar

A Teleconsulta Veio Para Ficar?

O contexto de crise global em que vivemos, proporcionado pela pandemia Covid-19, levou a um aumento exponencial do consumo, dos serviços de teleconsulta em várias áreas da saúde. De um momento para o outro, profissionais como fisioterapeutas, médicos, psicólogos e muitos outros, viram-se desafiados para reinventarem os seus serviços e consultas, adaptando-os ao meio digital.

Do lado dos profissionais de saúde, qual o outcome? Em bom rigor, assistimos à quebra de paradigmas e crenças, relativos à necessidade exclusiva destes serviços serem prestados no modelo presencial. Percebemos o valor que o conhecimento do profissional de saúde, pode aportar junto do utente, mesmo à distância. E isso levou à mudança das crenças e preferências, também do nosso utente e consumidor.

Em alguns casos, assistimos inclusive a utentes, que afirmam inclusive preferirem o modelo de consulta à distância do que o modelo presencial. E se refletirmos no processo de jornada do cliente, num serviço de saúde, envolvendo deslocações, gastos de tempo e dinheiro, que são mitigados pelo serviço digital, percebemos que existe um custo-benefício, entre o serviço presencial e digital, que é pesado pelo nosso consumidor.

Num estudo recente, feito a mais de mil consumidores de serviços de saúde, mais de metade dos inquiridos indicou já ter experimentado algum tipo de serviço de telemedicina.

Sendo que destes, 52% tentaram telemedicina pela primeira vez durante a pandemia deste ano. Isto representa um aumento superior a três vezes nos utilizadores de telemedicina pela primeira vez durante a pandemia, em comparação com uma percentagem de 14% antes da pandemia.

Mais, este estudo atesta ainda que 59% dos inquiridos, afirmam que muito provavelmente voltarão a utilizar serviços de teleconsulta, mesmo após o contexto de isolamento ter terminado.

Tendo por base estes dados, é razoável afirmar que a telemedicina veio para ficar e que o consumidor vai procurar no futuro, entidades que forneçam este tipo de serviços.

Concorda com esta afirmação? De que forma pensa integrar a teleconsulta nos seus serviços?

Autor: Pedro Sousa
Co-fundador Blue Physio Consulting

Fonte: Robo Global Telemedicine Survey Report April 2020

Ler mais em:
i) https://www.roboglobal.com/wp-content/uploads/2020/04/ROBO-Global-Telemedicine-Survey-Report-April-2020.pdf
ii) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5544892/ 
iii) https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0225150 

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