Como Definir Objetivos
Definir objetivos é fundamental para o sucesso pessoal e organizacional. No entanto, este pode ser um exercício desafiante quando temos tantos projetos para fazer ou implementar, definir prioridades pode ser uma dor de cabeça.
Se tens dificuldade em definir objetivos e prioridades para a gestão do teu tempo e/ou organização do teu negócio em saúde, deixamos-te algumas dicas neste artigo:
1- Escreve os teus objetivos – Para sermos bem-sucedidos na execução dos nossos planos e concretização dos nossos objetivos importa que criemos o compromisso e hábito necessário para a sua realização. Escrever esses mesmos objetivos é um dos primeiros passos para criarmos esse compromisso.
- Cria uma lista com os teus objetivos por ordem de prioridades e importância. Nota que deves ser ambicioso, mas ao mesmo tempo focado no que é mesmo importante para ti e para a tua organização – de outra forma acabarás por misturar os teus objetivos de prioridade alta com os de média e baixa e perderás o foco para a alocação do teu tempo e energia.
- Define o que representa o sucesso no atingimento desse objetivo (exemplo: aumentar 20% o volume de faturação da minha clínica). Visualiza e define o que necessitaria acontecer para esse objetivo ser atingido (exemplo: contratar um(a) rececionista e criar um script de atendimento ao cliente de sucesso).
2- Define um plano de ação e datas concretas – Agora que definiste os teus objetivos e o que visualizas que necessita acontecer para que estes se realizem, importa que desenhes o plano com as ações concretas que irás implementar. Este é um exercício que aumenta o teu compromisso e consistência com o teu plano para o atingimento dos teus objetivos.
- Organiza uma tabela com os teus planos de ação para cada objetivo que definiste. Nota que cada objetivo pode/deve ter várias ações associadas e a descrição das mesmas. Novamente, esta descrição vai ajudar-te a aumentares o teu compromisso e motivação para a persecução deste objetivo.
- Define datas específicas para o atingimento de cada objetivo. Isto vai fazer com que “corras atrás dos mesmos” e que não caias na procrastinação de adiares indefinidamente as tuas ações. Sê razoável na definição destas datas já que se fores excessivamente ambicioso poderás gerar frustração em ti/na tua equipa.
3- Cria o hábito e a consistência – Desengana-te se pensas que esta será uma jornada fácil e que não irás duvidar da mesma ou ter vontade de desistir, nos momentos mais difíceis.
- A criação de hábitos positivos é um driver para o teu sucesso (exemplo: dedicar 1h por dia para o teu bem-estar físico e mental / dedicar uma tarde por semana para a gestão do meu negócio e não atender pacientes nesse dia).
- A eliminação de hábitos negativos também faz parte da jornada. Hábitos como adiar/procrastinar tarefas apenas porque é algo que não gostamos de fazer (Exemplo: Não acompanharmos os indicadores de performance do nosso trabalho/da nossa organização) em detrimento de algo que nos dê gratificação instantânea.
4- Acompanha as métricas do teu progresso – para sermos bem-sucedidos e atingirmos os nossos objetivos, não devemos esperar pelo final do ano de 2023 mas sim acompanhar regularmente o nosso progresso.
- Definir a regularidade com que iremos avaliar o nosso progresso (mensalmente, trimestralmente) assim como que números/indicadores devemos estar a atingir para chegarmos ao nosso objetivo final (exemplo para um crescimento anual de vendas de 20%, devemos ter um progresso mensal médio de sensivelmente 1,7% ao mês).
- Implementar medidas corretivas sempre que não atingirmos os nossos indicadores. Seguindo o exemplo anterior, se indentificarmos que o nosso crescimento mensal médio é inferior ao definido, devemos rever o nosso plano de ação e tomar decisões (exemplo: reforçar o nosso investimento em marketing digital, etc).
Tão importante como definir objetivos é mantermo-nos consistentes na sua persecução. Cria hábitos positivos e consistência para aquilo que definiste como prioridade para ti. Se o fizeres, acredita que no final do ano, certamente terás atingido os teus objetivos com sucesso (e se não o tiveres feito na totalidade, caminhaste nesse sentido e deves ficar grato por isso mesmo).
Esperamos que estas dicas te ajudem na implementação dos teus objetivos!