Life-Course Health Development Approach

Modelos que Orientam a Nossa Prática

Reflectir acerca dos Modelos de Saúde que orientam a nossa prática clínica e, por sua vez, que direccionam os negócios em Saúde, é tão vital que sem esse processo, corremos o risco de nos perdermos entre tantos outros negócios e mais grave, de não contribuirmos efectivamente para a saúde de cada pessoa.

É comum suportarmos processos de raciocínio clínico, comunicação e estratégias de intervenção em modelos baseados em crenças pessoais e modelados por informação científica insuficiente e de baixa qualidade, o que está longe de representar uma abordagem que traga benefício a curto, mas principalmente a médio e longo prazo.

Num Modelo em que a Saúde é encarada como um processo desenvolvido ao longo da vida (Life-Course Health Developement Apporach), não linear na relação causa-efeito de qualquer condição clínica e especialmente na teia de expressão sintomatológica que a pessoa apresenta, a complexidade torna-se a palavra de ordem e o profissional assume-se como um facilitador.

A visão de que o ser humano é um Ser complexo, influenciado por factores multi-nível, com determinadas capacidades intrínsecas e riscos associados pressupõe uma avaliação abrangente, flexível e capaz de integrar diferentes dimensões como relevantes no processo de saúde, sem contudo, limitar o raciocínio e a intervenção a um factor único.

Por outras palavras, é fundamental mergulharmos com a Pessoa no seu processo de vida, desde a infância, integrando diferentes eventos e respectivo timing em que ocorreram, permitindo estabelecer uma compreensão superior da Pessoa diante nós, de forma a contribuirmos para um retorno eficiente à funcionalidade. Este retorno à funcionalidade passa pela identificação de atributos de interesse em saúde para cada pessoa e por uma intervenção em co-produção.

Enquanto negócios em Saúde é preciso realizar esforços na direcção da Pessoa, dos seus processos dinâmicos, da avaliação da complexidade e risco e promover o desenvolvimento da Saúde ao longo da vida de cada pessoa, numa dança contínua. É preciso, enquanto negócio de saúde, demonstrar capacidade de estar presente em plena disponibilidade para as pessoas, acompanhando e fazendo parte do seu processo de vida (saudável), facilitando a auto-eficácia de cada Pessoa, a qualidade de vida e a auto-realização.

Autor: Tiago Freitas
Co-fundador Blue Physio Consultoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *