Quando te apetecer desistir… Foca!

Há momentos, ao longo da nossa Jornada Empresarial, em que nos sentimos esgotados, sem respostas e com vontade de desistir. Tão importante como encontrar formas de contornar os desafios impostos, é reconhecer em que momento nos encontramos e como estão as nossas reservas energéticas.

Qualquer empreendedor, muito antes do sucesso estável e organizado, passou por aquilo a que chamamos de “faz tudo”, que se resume a assumir e acumular todas as funções associadas à empresa. Desde o receber e gerir clientes, à faturação, passando pela limpeza, rega das plantas e até o fecho de caixa, este percurso permite conhecer o negócio como as palmas das mãos, mas traz consigo momentos de grande desgaste e fadiga.

À medida que o negócio vai crescendo é fundamental adotar estratégias capazes de manter o foco no caminho a trilhar, com um equilíbrio (na medida do possível) entre as necessidades dos clientes, da empresa e as nossas. Esta triangulação nem sempre é acessível, mas com a dose certa de resiliência e de uma crescente organização processual, pouco a pouco e especialmente, de forma gentil connosco mesmos, será possível uma maior harmonia.

Se hoje está a ser um dia difícil, então é o dia certo para parar e voltar a focar.

  • foca-te no que te torna único – o teu who you are
    • estratégias: permite-te descansar o corpo e mente, dormindo melhor, criando momentos de pequenas pausas ao longo do dia e, eventualmente, experimentando alguns exercícios de relaxamento ou até de mindfulness. Pouco a pouco, reencontra-te contigo mesmo, com quem és!
  • coloca esta etapa em perspectiva – o teu when
    • estratégias: investe na reorganização da tua agenda e prioriza tarefas. Por outras palavras, muda o teu ‘quando’ em que te encontras, começando com pequenos ajustes no tempo gasto com 1) tarefas importantes e urgentes; 2) tarefas importantes, mas não urgentes; 3) tarefas não importantes, mas urgentes; 4) tarefas não importantes e não urgentes
  • orgulha-te do teu percurso e onde chegaste – o teu where
    • estratégias: compreende onde e como estão os que te rodeiam, convertendo o teu percurso em fonte de inspiração para outras pessoas, para que também elas facilitem o caminho de outros
  • recorda-te de todos os sacrifícios – o teu how
    • estratégias: define processos, estrutura interna e evolui na forma como vais atuando (sem perderes o brio por tudo o que lutante, mesmo que de formas mais arcaicas, em tempos). Usa o teu modus operandi e delega funções, com plena confiança na tua equipa.
  • recentra-te no teu propósito – o teu why
    • estratégias: aconteça o que acontecer, não podemos perder o nosso propósito, por isso, regressa à missão que te movia no princípio e que te continua a mover. Dedica-te a cada vida humana que te dá a honra de fazeres parte da sua vida; contata clientes antigos num follow-up genuíno
  • revê o que fazes – o teu what
    • estratégias: redefine os teus serviços, pelo valor e impacto, de acordo com as personas e, muito importante, compreendendo onde empregas a maior fatia do teu tempo e energia, refletindo sobre o retorno. Seguindo a lei de Pareto, muitas vezes, 20% do que nos ocupa reverte-se em 80% de retorno e se nesses 20% residir valor e propósito, valerá a pena apostar num ‘what we do’ diferente.

Sem regras nem conselhos universais, uma coisa é certa. Nos dias mais difíceis, em que a vontade de desistir ganha terreno, para e foca – no essencial, tantas vezes, “invisível aos olhos”. Estamos juntos!

Autor: Tiago Freitas
Co-fundador da Blue Physio Consultoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *