Adquirir uma Clínica – O Que Devo Saber

 

O caminho do empreendedorismo em saúde, passa frequentemente pela criação do nosso negócio, frequentemente do zero, à nossa imagem, propósito e valores. No entanto, por vezes surgem-nos oportunidades de entrarmos num negócio com outros sócios ou até de adquirirmos outros negócios em saúde já existentes. Neste último caso, quando surgem oportunidades deste tipo, levantam-se muitas questões e dúvidas – O que deves então saber?

Importa desde logo perceber se o atual modelo de trabalho e funcionamento do espaço/clínica que ponderamos adquirir, encaixa no nosso modelo de saúde e de negócio. E se não, se existe margem para uma restruturação desse modelo ou se o custo de o fazer, só por si, torna a aquisição, menos interessante.

A par disso, devemos indubitavelmente estudar as contas desse negócio. Qual o histórico de vendas? Qual o resultado operacional antes de impostos (EBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization)? Qual o resultado líquido? Qual o valor do património líquido? Ativos e Passivos?

Esta análise deve resultar numa avaliação do valor da empresa, através de um método de avaliação, como por exemplo o método de análise de fluxos de caixa descontados e multiplos EBITDAs. Esta análise vai-nos ajudar a perceber se o valor pedido para a compra da empresa ou quota é um justo valor para a mesma.

De igual modo, importa perceber qual a estrutura societária da empresa atual e se vamos adquirir uma posição que nos permite autonomia na tomada de decisões.

Ao mesmo tempo, perceber quais os motivadores da venda da empresa e se existem conflitos ou desentendimentos entre os diferentes sócios, o que poderá representar um prenúncio menos positivo para o negócio.

E claro que na tua tomada de decisão, deverás ser capaz de perceber, à luz da tua SWOT e modelo de negócio, de que forma irás ser capaz de transformar aquele espaço e impactar positivamente na sua performance, desde logo financeira.

É neste capítulo que o conhecimento das melhores práticas de gestão e empreendedorismo, podem ser diferenciadoras e conduzir a uma restruturação de um negócio, que pode estar obsoleto, ser pouco eficiente e pouco produtivo, com um staff desmotivado e pouco centrado no cliente. A entrada de uma nova liderança pode ser a lufada de ar fresco que este negócio necessita, através de um estilo de liderança visionário e pragmático, centrado na criação de processos de excelência, um modelo de saúde de valor e uma visão centrada no cliente e pessoa.

Existem naturalmente outros aspetos que devemos analisar, mas esperamos que estes insights já te possam fazer refletir sobre eventuais oportunidades de aquisição de uma clínica ou de entrada numa estrutura societária. E se precisares de ajuda neste processo, envia-nos uma mensagem e descobre como te podemos ajudar.