Bem-estar de uma organização em saúde
Decidimos abordar um tema de extrema importância e que nos diz muito na Blue Physio, o bem-estar organizacional.
O bem-estar e o trabalho são dimensões básicas e fundamentais da realização do ser humano.
Enquanto o bem-estar se encontra frequentemente relacionado com a satisfação com a vida e com a capacidade de cada um atingir o seu máximo potencial, o trabalho, seja ele pela vocação, pelo desafio pessoal ou apenas pela remuneração, tornou-se, nos dias de hoje, uma necessidade inquestionável e fundamental de ser endereçada junto das pessoas da nossa organização em saúde.
A evidência demonstra-nos uma clara relação entre o bem-estar dos colaboradores, a performance e sucesso da organização.
Estudos confirmam que uma baixa perceção de bem-estar se reflete no estado físico e psicológico dos colaboradores, levando a um aumento de custo, a uma menor produtividade e a uma diminuição nas relações e comportamentos laborais positivos.
Adicionalmente, o bem-estar dos colaboradores está relacionado com outcomes de negócio, tais como nível de satisfação dos clientes, produtividade, lucro, retenção de colaboradores e absentismo, devido a motivos de saúde.
O bem-estar é um construto individual, que inclui diferentes dimensões (física, emocional, social e financeira):
1 – Bem-estar Físico
Bem-estar físico significa ter a saúde e energia necessárias para levar a cabo as atividades diárias. Implica compreender e gerir a própria saúde e energia, sendo capaz de atuar preventivamente e relativamente na sua melhoria, tendo em vista a plena funcionalidade nas várias esferas da vida, pessoal e profissional.
Algumas das variáveis que afetam esta dimensão são: Sono, Ergonomia, Alimentação, Atividade Física, Pressão Arterial, entre outros fatores relacionados com as funções do corpo humano.
2 – Bem-estar Mental ou Emocional
Bem-estar emocional significa ter a capacidade de gerir, com equilíbrio, estímulos emocionais positivos e negativos, mantendo uma boa saúde mental. Implica autoconsciência e autorregulação, bem como resiliência e adaptabilidade na gestão de stress, tendo em vista o equilíbrio emocional nas várias esferas da vida pessoal e profissional.
Algumas das variáveis que afetam esta dimensão são: Saúde Mental, Burnout, Stress Ocupacional, Foco e Atenção, Work-life Balance, Engagement e Satisfação, Performance Cognitiva, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
3 – Bem-estar Social
Bem-estar social significa ter e manter relações interpessoais positivas com a família, amigos, trabalho e comunidade mais ampla. Implica empatia e sintonia na interação com os demais, aceitando e incluindo a diversidade de perfis e perspetivas, sabendo gerir, com sucesso, situações de conflito e mudança.
Algumas das variáveis que afetam esta dimensão são: Clima de Equipa, Liderança, Relações Pessoais, Sistema de Suporte, Relação com Comunidade.
4 – Bem-estar Financeiro
Bem-estar financeiro significa gerir eficazmente as nossas economicas pessoais, de modo a termos o dinheiro necessário para fazer face às várias situações e ambições de vida. Implica segurança financeira, materializada no cumprimento de compromissos orçamentais, objetivos financeiros, poupança para necessidades futuras, proteção contra risco e gestão de situações de crise.
Algumas das variáveis que afetam esta dimensão são: Segurança Financeira, Gestão de Orçamento Familiar, Poupança, Investimento, Financiamento.
O trabalho numa organização em saúde pode ser altamente desgastante, em qualquer uma das dimensões do bem-estar anteriormente referidas.
A realização de avaliações do bem-estar dos colaboradores através de surveys (avaliação quantitativa), reuniões individuais (avaliação qualitativa), realização de workshops sobre o tema, organização de dinâmicas de grupo/team building, são ótimas iniciativas para incentivar o bem-estar na tua organização em saúde.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que possas dar o próximo passo para o teu bem-estar e da tua organização.
Se precisas de ajuda para melhorares o bem-estar da tua organização, agenda connosco uma sessão de consultoria gratuita.