Os teus colaboradores estão a “enferrujar”?

 

Há um novo fenómeno a preocupar os gestores e a área da saúde não é exceção . O rust out, ou “enferrujamento” profissional é causado pela falta de oportunidades e progressão e está a aumentar em Portugal. O jornal expresso partilhou recentemente um artigo sobre o tema.

Este é um fenómeno relacionado ao trabalho que se caracteriza pela falta de desafios e pela monotonia, levando a uma sensação de desmotivação e de redução do compromisso dos funcionários. Ao contrário do “burnout”, que é causado por excesso de trabalho e stress crónico, o rust out surge da falta de oportunidades, estímulo e da não utilização/desenvolvimento das competências do profissional.

Algumas das características principais do rust out são:

 

I. Monotonia e Tédio: Os colaboradores que sofrem de rust out descrevem uma rotina diária monótona, com poucos ou nenhuns desafios. Sentem que as suas tarefas e trabalho são muito operacionais e repetitivas, tediosas e não envolvem suficiente estimulação mental ou física.

II. Desaproveitamento de competências: Uma das características mais frustrantes do “rust out” é a sensação por parte do colaborador de acomodação e falta de utilização de todo o seu potencial e conhecimento.

III. Falta de Crescimento e Desenvolvimento: A falta de oportunidades de crescimento e progressão de carreira é um dos aspetos que contribui significativamente para este fenómeno. Quase ninguém gosta de trabalhar num local sem perspectiva de avanço ou progressão.

IV. Desconexão: O “rust out” pode levar a um desinteresse geral pelo trabalho. Os colaboradores podem tornar-se apáticos, menos produtivos e menos comprometidos e motivados para a realização das suas tarefas e cumprimento dos objetivos da empresa.

V. Baixa Autoestima e Autoeficácia: A longa exposição a um ambiente de trabalho que não desafia ou valoriza o colaborador pode levar a uma redução na autoestima e na crença nas próprias capacidades e eficácia.

Especialistas em gestão de pessoas apontam que para minimizar os efeitos adversos deste fenómeno são exigidas lideranças mais humanizadas e culturas de trabalho mais empáticas e de proximidade.

 

Prevenir o “rust out” envolve várias estratégias, tais como:

a) Proporcionar Desafios
b) Oferecer Formação e Desenvolvimento Profissional
c) Criar momentos de Feedback Regular
d) Oferecer Autonomia, Responsabilidades e Empoderamento
e) Criar momentos de Reconhecimento e Valorização
f) Promover o Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional
g) Fomentar um Clima e Ambiente de Trabalho Positivo
h) Realizar Avaliações de Desempenho e Definir Metas
i) Fomentar um Cultura de Comunicação Aberta

 

O “rust out” é um fenómeno comum nas organizações e os negócios em saúde não são excepção. Estas estratégias ajudam a prevenir e combater este comportamento, no entanto, para o aplicares, deves primeiro identificar a fonte do problema, realizando desde logo, um diagnóstico de clima organizacional.

Precisas de ajuda para tirares a tua equipa da ferrugem e prevenires o “rust out”? Agenda uma sessão de consultoria oferta connosco e começa já a prevenir o enferrujamento das tuas pessoas.