Delegação de Tarefas: Importância e Estratégias para Clínicas de Saúde

 

Delegação de Tarefas: Importância e Estratégias para Clínicas de Saúde

 

A delegação de tarefas é essencial em qualquer contexto de trabalho, e sua importância é amplificada em clínicas de saúde, onde a eficiência e a precisão são cruciais, desde logo para otimizarmos a nossa capacidade de resposta e consequentemente entregarmos ao nosso cliente uma experiência de excelência.

Delegar tarefas de forma eficaz pode melhorar a produtividade, a qualidade do atendimento ao paciente e a satisfação dos nossos colaboradores. Aqui exploramos a importância da delegação de tarefas em clínicas e apresentamos estratégias práticas para implementar essa prática com sucesso.

 

Porque é que delegar tarefas numa clínica é fundamental?

 

1.Aumenta a Eficiência: Delegar tarefas permite que cada colaborador, e o fundador do espaço, concentrem-se em atividades de maior valor, reduzindo a sobrecarga de trabalho. Permite desde logo ao líder da organização, em focar-se no desenvolvimento do negócio e não trabalhar apenas “para o negócio”.

2.Melhoria da Qualidade do Atendimento do Cliente: A delegação adequada permite p.e. que tarefas do foro administrativo e operacional, possam ser delegadas num rececionista e/ou staff não clínico, permitindo aos profissionais de saúde concentrarem-se nos seus pacientes e na entrega de cuidados de saúde de elevada qualidade.

3.Desenvolvimento da Equipa: Delegar tarefas também é uma forma de desenvolver a equipa. É um sinal de confiança e reconhecimento das pessoas da nossa organização, sem o qual dificilmente teremos um crescimento sustentável.

4.Redução do Stress e Burnout: O Stress e o Burnout são “demasiado” comuns nos empreendedores em saúde, que tipicamente conciliam o trabalho clínico com o trabalho de gestão, sendo frequentemente quem dá resposta às tarefas da organização. Para sairmos deste caminho de micro-gestão de tarefas e darmos possibilidade às nossas pessoas de crescerem, temos que delegar as tarefas, nas pessoas certas.

5. Crescimento da Clínica: Para crescermos de forma sustentável, a criação de uma equipa competente, em quem podemos delegar todas ou quase todas as tarefas da organização, é um passo para crescermos de forma robusta e sustentável, proporcionando a liberdade e autonomia que todos procuramos quando decidimos enveredar pelo caminho do empreendedorismo em saúde.

 

Para que isto aconteça de forma bem-sucedida, devemos seguir um conjunto de estratégias:

 

Estratégias para uma Delegação Eficaz de Tarefas

 

1.Identificação das Tarefas Delegáveis: Nem todas as tarefas são adequadas para delegação. Tarefas rotineiras, administrativas e aquelas que não requerem um nível elevado de especialização são boas candidatas. Já tarefas que envolvem tomada de decisão estratégica ou crítica devem ser realizadas pelas pessoas mais qualificadas.

2.Seleção das Pessoas Elegíveis: É essencial selecionarmos a pessoa certa para cada tarefa. Devemos ter em atenção as competências, a experiência e a carga de trabalho atual dos colaboradores. Delegar tarefas de acordo com as competências individuais pode inclusive aumentar a satisfação dos colaboradores, que se sentem reconhecidos e valorizados.

3.Preparar a Delegação: É fundamental a criação de processos internos e instruções de trabalho para uma boa delegação. De igual modo, a comunicação clara é fundamental na delegação de tarefas. Definir expectativas, prazos e resultados esperados de forma precisa e ao mesmo tempo garantir a clareza e esclarecimento de dúvidas na passagem das tarefas.

4.Monitorização e Feedback: Acompanhar o progresso das tarefas delegadas ao mesmo tempo que vamos oferecendo feedback construtivo é fundamental e ajuda a garantir que a qualidade do trabalho é mantida. O feedback também é uma oportunidade para reconhecer o bom desempenho e motivar a equipa.

 

A delegação de tarefas é uma estratégia poderosa para o crescimento de uma clínica – aumentado a sua eficiência, a qualidade do atendimento e a satisfação dos colaboradores.

Um dos aspetos fundamentais na delegação de tarefas administrativas é a contratação de um bom elemento na nossa receção, assim como a sua formação. Se este é um tema para o qual procuras resposta, fica a saber que em breve arranca o curso de Atendimento Administrativo de Excelência para Negócios em Saúde. Junta-te a nós!