
Liderar Conhecendo as Pessoas – Teste DISC
Nos últimos tempos são várias as organizações que têm lidado com o desafio crescente da atração e retenção de talento. É uma realidade à qual as clínicas e negócios em saúde, não escapam. O perfil dos colaboradores está a mudar e as organizações estão a adaptar-se a essas mudanças.
A verdade é que, indendentemente dos perfil geracional dos colaboradores (sejam geração Z, millennials ou centennials), existem características de cada perfil, que influenciam a forma como podemos/devemos comunicar com estas pessoas e retirar o melhor das mesmas.
Hoje aproveitamos para deixar alguns insights sobre diferentes perfis, à luz da afamada ferramenta DISC, muito utilizada no coaching, na liderança e na gestão de pessoas – Acesso ao teste AQUI.
O DISC é um teste psicológico baseado no modelo de comportamento humano, que agrupa 4 padrões comportamentais comuns encontrados universalmente em todas as pessoas, representado por 4 letras (D- Dominância; I – Influência; S – Estabilidade (Stability); C – Conformidade).
1. Pessoas com o perfil “Dominância”
São pessoas visionárias e que procuram desafios. São extramente focadas em atingir resultados, são competitivas e valorizam a confiança.
- Pessoas com características D fortes:
Muito ativas em lidar com problemas e desafios. São descritas como: exigentes, enérgicas, com força de vontade, determinadas, ambiciosas, por vezes de ego elevado e algo agressivas. São no entanto, pessoas pioneiras e com apetência para a liderança. - Pessoas com características D baixas:
Hesitam e pensam mais antes de tomar decisões.
São descritas como conservadoras, discretas, cautelosas, cooperativas, calculistas, amenas, agradáveis, modestas e pacíficas.
2. Pessoas com o perfil “Influência”
São pessoa entusiasmadas, otimistas e que gostam de colaborar, com ênfase em influenciarem e mobilizarem os outros, de forma espontânea e autêntica.
- Pessoas com características I fortes:
Influenciam os outros quando comunicam. São entusiastas e emocionais. São descritas como: convincentes, magnéticas, políticas, entusiásticas, persuasivas, calorosas, demonstrativas, confiantes nos outros e otimistas. - Pessoas com características I baixas:
São influenciadas mais por dados e factos e não por sentimentos. São descritas como: reflexivas, factuais, calculistas, céticas, lógicas e críticas.
3. Pessoas com o perfil “Estabilidade”
Pessoas calmas, serenas e humildes, com ênfase na cooperação, sinceridade e lealdade.
- Pessoas com características S fortes:
Seguem ritmos calmos, seguros, não gostam de mudanças repentinas. São descritas como: calmas, relaxadas, pacientes, possessivas, previsíveis, estáveis, consistentes e pouco emocionais. - Pessoas com características S baixas:
Gostam de mudanças no ambiente. Descritas como: incansáveis, demonstrativas, impacientes, ansiosas ou impulsivas.
4. Pessoas com o perfil “Conformidade”
Pessoas independentes e objetivas, com ênfase na qualidade, precisão, organização e competência.
- Pessoas com características C fortes:
Procuram seguir normas e estruturas. Entregam trabalho de qualidade e sempre no prazo. São descritas como: cuidadosas, cautelosas, exatas, sistemáticas, diplomáticas e precisas. - Pessoas com características C baixas:
Desafiam as regras e buscam independência. Descritas como: Segue a sua vontade própria, teimosas, opinativas, não-sistemáticas/desorganizadas, arbitrárias, pouco preocupadas com detalhes.
Conheces o teu perfil DISC e da tua equipa? Podes fazer o teste clicando no LINK.
Notar que não existem perfis melhores nem piores – um bom líder saber potenciar os pontos fortes e mitigar os pontos limitantes de cada perfil.
A realização e implementação dos insights deste teste, incentivam a um desenvolvimento pessoal e das equipas.
Permitem desde logo, i) um aumento da percepção e conhecimento das outras pessoas, ii) facilitam o trabalho de equipa e construção de relacionamentos iii) ajudam a aprimorar a inteligência emocional e construir resiliência organizacional.
Autor: Pedro Sousa
Co-fundador Blue Physio Consultoria