Medir para Agir em Fisioterapia

Frequentemente refletimos de que forma podemos introduzir melhorias na nossa prática e gestão dos nossos negócios. Deixamos uma sugestão, assente na boa prática de medirmos indicadores-chave do impacto do nosso trabalho. Aqui ficam algumas das nossas sugestões de importantes aspetos a serem mensurados em fisioterapia e saúde.

1. Patient Reported Outcome Measures (PROMS)

São medidas de outcomes clínicos, à luz da condição do nosso paciente. Estas escalas ajudam-nos a quantificar o impacto e eficiência da nossa intervenção.

Hoje já começam a ser utilizadas para comparar outcomes clínicos entre diferentes unidades de saúde. E acreditamos que o serão cada vez mais.

Representam uma forma de criar uma cultura mais meritocrática entre unidades de saúde, em que as unidades são reembolsadas em conformidade com os outcomes obtidos e não pela tarefa.

São exemplos de PROMS em músculo-esquelética, escalas como a “Global Back Recovery Scale” para a coluna lombar ou a “Neck Disability Index” para a coluna cervical.

“Não conseguimos gerir aquilo que não medimos” e por isso, recomendamos a qualquer unidade de saúde, a mensuração dos seus outcomes clínicos, enquanto indicador de performance – individual e da organização.

2. Patient Reported Experience Measures (PREMS)

São medidas de experiência do consumidor em saúde.

Refletem a perceção do utente face à sua experiência, em dimensões referentes a relação com os profissionais de saúde, staff administrativo, conforto das instalações, compreensão da jornada terapêutica, facilidade de acesso a informação, etc.

Revelam importantes aspetos do que é valorizado pelo nosso paciente e por vezes descartado ou esquecido por nós, profissionais e gestores em saúde.

Salientam oportunidades de melhoria para as organizações em saúde, nos difererentes pontos de contacto (touchpoints) na jornada do consumidor em saúde, nos quais podemos desenhar estratégias para melhorar a sua experiência.

3. Satisfação do Cliente – Net Promoter Score (NPS)

A satisfação do cliente é um indicador fundamental da performance da nossa organização e como tal deve ser mensurado.

É medido através da resposta à perguntar “Qual a probabilidade de recomendar (a nossa unidade de saúde) a um amigo ou familiar” e quantificada de 1 a 10.

Aconselhamos a que esta medida, assim como as PREMS, sejam incorporados num questionário a ser preenchido pelo paciente, no final da primeira sessão/consulta e no momento da alta.

Em termos operacionais, sugerimos que estes questionários digitais sejam criados numa ferramenta como “Google Forms” e disponibilizados ao paciente nos momentos de mensuração, utilizando para tal um tablet.

A resposta a estes questionários não demora mais de 2-3 minutos e os seus resultados podem gerar indicadores extremamente relevantes para a organização e suas pessoas.