Queres abrir um espaço de fisioterapia?

 

Queres abrir o teu espaço de fisioterapia? Arriscamo-nos a dizer que este é o desejo de muitos fisioterapeutas. Seguirem o seu propósito, criarem um espaço à sua imagem e nele, praticarem a fisioterapia em que acreditam.

No entanto, frequentemente este propósito e sonho, esbarra no desconhecimento dos aspetos legais e burocráticos a garantir. É frequente encontramos inclusive, profissionais com espaço abertos, que não cumprem muitos destes requisitos.

Hoje deixamos-te uma pequena listagem dos aspetos que deves assegurar no teu espaço de fisioterapia.

1) Normas de arquitectura e acessibilidade

Desde espaço entre portas, corredores, casas de banho, rampas de acesso (se necessário), ventilação, etc

2) Tipo de Registo na ERS (Entidade Reguladora da Saúde)

De acordo com o tipo de serviços que pretendes ter no espaço, podes ter um registo como unidade de saúde privada sem internamento, consultório médico, MFR ou até espaço de terapias não convencionais.

3) Registo de empresa (caso escolhas esta opção – existem outras)

Para poderes registar o teu espaço na ERS, deverás constituir uma empresa, ou então estares registado como ENI (empresário em nome individual). Não poderás registar um espaço no regime de profissional liberal p.e.

4) Definição de CAE e Objeto Social (caso optes por registar empresa)

As áreas de atividade da tua empresa, deverão estar sinalizadas no seu objeto social (presentes e eventuais áreas futuras onde pretendas atuar), assim como o CAE (Classificação das Atividades Económicas) de cada uma destas atividades.

5) Registo de marca

Para utilizares uma marca não basta criares um logotipo no Canva. Deverás fazer uma pesquina no portal do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e perceber se a mesma já está registada (nome e logotipo). Só depois deste estudo, deverás avançar com o registo, através deste portal.

6) Regulamento Geral de Proteção de Dados (RPGD)

A utilização dos dados pessoais dos teus pacientes/clientes deve ser consentida, à luz das práticas do Regulamento Geral de Proteção de Dados. De igual modo, o teu paciente deve ser informado como será feito o armazenamento/tratamento destes dados.

7) Regulamento Interno Geral

O regulamento interno descreve a estrutura da organização e as “regras” de funcionamento da mesma. É um aspeto, não apenas para cumprimento legal, mas para começares com o mesmo, a criar os procedimentos internos para o bom funcionamento da tua organização.

8) Software de Faturação

Deverás utilizar um software de faturação homologado. Existem várias opções, algumas de baixo custo ou até gratuitas.

9) Higiene e Segurança no Trabalho

Uma obrigatoriedade legal para qualquer empresa, para te salvaguardar a ti e aos teus colaboradores.

10) Medidas de auto-proteção e normas ASAE

O teu espaço deverá garantir medidas de auto-proteção (extintores, placas luminescentes – saídas emergência, etc) e a implementação destas medidas devem ser certificadas por uma empresa externa.

11) Outros aspetos importantes

De acordo com a especificidade do teu espaço, poderás necessitar de alguns cuidados a garantir (eliminação de resíduos, agulhas, etc).

Esperamos que estes pontos sejam úteis para ti e para o teu projeto em fisioterapia! Estes são alguns dos pontos que iremos percorrer na nossa mentoria Start-up Physio, que arranca já em Março.

 

Autor: Pedro Sousa
Co-fundador da Blue Physio Consultoria

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *