
Que estratégias devo utilizar para definir os preços dos meus serviços?
“Que estratégias devo utilizar para definir os preços dos meus serviços?”
Para te ajudar a responder a esta desafiante questão, deixamos-te algumas dicas simples, mas úteis, para que possas conduzir este exercício e tomares as melhores decisões de valorização dos teus serviços.
Em primeiro lugar, devemos olhar para aquilo que é chamada a “wlillingness to pay” do meu público-alvo, ou seja, quanto o meu cliente está disposto a pagar, pela proposta de valor que eu tenho para lhe entregar.
E como fazemos isto?
– Mergulhando no valor que hoje, estás a entregar ao teu cliente. De que forma estás a traduzir nesse valor, a qualidade do teu serviço, a experiência que possuis e/ou a formação que fizeste?
– Analisando as alternativas que o teu cliente tem. Quais os teus concorrentes? Que preços praticam?
– Avaliando quais os custos, diretos e indiretos, relacionados com a entrega deste serviço? De que forma o teu preço está a cobrir esses custos e a gerar retorno para o teu negócio?
Respondendo a estas 3 perguntas, que traduzem 3 diferentes estratégias de pricing: i) value based ii) competitive e iii) cost-plus, terás os insights que necessitas para definires o teu preço.
Esperamos que este seja um desafio e exercício útil para ti. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos!