Como medir a performance do meu negócio em saúde?

Um dos desafios que muitos empreendedores e gestores de clínicas enfrentam, é a escolha dos indicadores de performance para o seu negócio.

Vamos a ajudar-te neste processo, que pode ser bem mais simples do que imaginas.

Em primeiro lugar, devemos fazer o exercício de pensar nas métricas fundamentais para o nosso negócio. A estas métricas iremos chamar de KPI’s – Key Performance Indicators.

Estas métricas podem ser agrupadas em diferentes dimensões, desde logo em KPI’s financeiros e não financeiros. Nesse sentido, uma ferramenta de estratégia que gostamos de utilizar – o Balanced Score Card, divide estes KPI’s em 4 perspetivas: 1) Perspetiva Financeira 2) Perspetiva Clientes 3) Perspetiva dos Processos Internos 4) Perspetiva Aprendizagem e Desenvolvimento (Pessoas).

Iremos partilhar alguns exemplos destes indicadores, nas duas primeiras perspetivas, que consideramos serem fundamentais para a gestão e tomada de decisões do nosso negócio em saúde.

1) Faturação/Receitas: O indicador que todos acompanhamos e monitorizamos, resulta genericamente. do número de produtos/serviços vendidos multiplicado pelo seu preço.
No entanto, não representa a rentabilidade líquida do nosso negócio (a nossa margem de lucro depois de expurgados os custos operacionais, financeiros, etc), e como tal, pode ser perigoso guiarmos a nossa gestão financeira, apenas com este indicador. 

2) Resultado Líquido: Este é um indicador fundamental da performance no nosso negócio. Representa o nosso resultado, depois de retirados todos os custos do período (normalmente um ano). Deveremos ter como objetivo que represente, pelo menos, 10 a 20% da nossa faturação total. 

3) Número de Consultas e Número de Clientes: Acompanhar o número de novos clientes (ou novas consultas) e número total de consultas/sessões realizadas é um indicador relativamente simples de se obter e muito relevante para a monitorização da evolução do nosso negócio

4) Satisfação do Cliente: Aqui introduzimos um indicador de excelência para avaliar satisfação do cliente – o NPS (Net Promotor Score), que resulta de uma questão simples, inserida no nosso questionário de satisfação: “Qual a probabilidade de recomendar a nossa clínica, a um amigo ou familiar?”. Este score é pontuado de 1 a 10, e apenas as respostas 9 ou 10 contam como score positivo, contando as respostas 1 a 7 como um score negativo. Um indicador fundamental para qualquer negócio em saúde.

5) Taxa de ocupação: Neste âmbito, podemos medir a taxa de ocupação do espaço (número de sessões/consultas realizadas / total de consultas que seriam possíveis realizar no espaço, num determinado mês) e a taxa de ocupação de cada colaborador (número total de consultas realizadas pelo colaborador / total de disponibilidade oferecida pelo colaborador para consultas)

Implementando estes 5 indicadores chave, e acompanhando-os com alguma regularidade (recomendamos que o faças mensalmente ou trimestralmente) terás criado as bases para uma gestão eficiente do teu negócio, que te trará a insights valiosos para o seu crescimento.

Porque tal como diria Peter Drucker: “Não podemos gerir aquilo que não medimos”. 

Esperamos que esta informação e dicas tenham sido úteis para ti.

Autor: Pedro Sousa
Co-fundador da Blue Physio Consultoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *