
Qual a visão para o meu negócio em saúde
Como diria o Simon Sinek – “start with why”! Toda a visão começa pelo nosso propósito, a nossa missão, enquanto profissionais de saúde e/ou gestores de um negócio em saúde.
Qual a mensagem que quero transmitir ao mundo? Qual o impacto que quero deixar na vida das pessoas? Qual o modelo de saúde em que acredito? De que forma é que esta visão pode ser um modelo de negócio rentável?
Estas são questões que devemos saber responder, quando pensamos em lançar um negócio em saúde e fazê-lo crescer.
Se por um lado criar uma visão, pode ser um exercício introspectivo, em que percorremos os nossos valores, as nossas crenças e procuramos conectar com o nosso “why”, material essa visão numa estratégia e definir metas para a alcançar, pode ser mais desafiante.
Uma visão deve ser cristalizada numa proposta de valor para o nosso cliente – que devemos definir em primeiro lugar quem é (e não, não vamos chegar a todos os clientes no mercado).
Definida a nossa proposta de valor diferenciada, o nosso público-alvo, devemos investir na forma como iremos chegar ao mesmo. Os canais de comunicação. Estes canais podem ser reforçados e robustecidos com uma rede de parceiros, que nos ajudam na propagação da nossa visão.
Mas não há crescimento ou gestão sem números, e por isso, torna-se fundamental definirmos a nossa estrutura de custos, previsão de receitas e que metas queremos atingir (número de clientes, satisfação do cliente, volume de vendas, margem de lucro, etc).
Com este desenho, devemos munir-nos dos nossos recursos-chave (competências, pessoas, recursos físicos) e focarmo-nos nas atividades que irão criar valor aos olhos do nosso cliente.
Tudo isto é a materialização de uma visão num modelo de negócio em saúde. Que quando devidamente pensado e estruturado, irá constituir a base para uma estratégia de crescimento no curto, médio e longo-prazo.
No fundo, aliamos o nosso lado mais emocional e criativo (missão, visão) ao nosso lado racional (estratégia, gestão, processos, finanças), criando valor e diferenciação para os nossos clientes e a materialização da nossa visão no sucesso do nosso espaço em saúde.
Tudo isto, começa com um propósito, com um “why”.
Autor: Pedro Sousa
Co-fundador da Blue Physio Consultoria