modelo de saúde orientador do negócio

Modelo de Saúde Orientador do Negócio

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e com padrões de exigência rigorosos, o cliente tem vindo a surgir cada vez mais no centro. Este cenário de modelo de negócio centrado na Pessoa toma particular importância na Saúde, onde a cultura deverá tomar as rédeas do negócio, influenciando todas as áreas da empresa.

Por outras palavras, é fundamental criar um modelo de Saúde verdadeiramente centrado na Pessoa, potencializando a auto-eficácia na condição clínica e libertando para a funcionalidade e para a vida.

Torna-se assim importante que a Saúde não seja vista como um serviço que é consumido de forma ‘passiva’, onde o valor pago não aporta verdadeiro valor, mas acesso a cuidados, muitas vezes pouco ou nada transformadores da literacia, mentalidade e comportamento do cliente.

Desde as estratégias de aproximação e conexão com a Pessoa, à compreensão empática do quadro de valores, skills e conhecimentos, à comunicação efectiva e assertiva, o modelo de Saúde torna-se orientador do modelo de negócio, que ao invés de promover a fidelização forçada a curto prazo, promove a liberdade e auto-gestão mais conhecedora, mais segura e confiante.

E por este caminho, será inevitável fidelizar a médio e longo prazo, com uma taxa de recomendação (NPS) garantidamente superior. Este será, sem dúvida, um Key Performance Indicator (KPI) a ter em consideração, uma vez representar um indicador de sucesso empresarial, orientado pelo modelo de saúde.

Ainda, a forma como comunicamos saúde é preponderante para fortalecer a cultura e modelo de saúde. A título de exemplo, no momento de alta clínica em que recomendamos um conjunto de exercícios para realização em casa e passado um ano, a pessoa ainda os realiza religiosamente, com receio de que a sua dor volte, caso abandone os exercícios recomendados, é possível que tenhamos falhado redondamente do ponto de vista da liberdade para a funcionalidade, gestão do medo e crenças em relação à sua condição. Por outras palavras, algo que aparentemente representava uma decisão centrada no cliente, promotora de auto-gestão, poderá comprometer precisamente o objectivo em Saúde centrada na Pessoa – libertar para uma vida saudável, onde a pessoa é um agente activo.

Na Blue Physio acreditamos em negócios centrados e orientados por modelos de Saúde centrados no valor aportado a cada Pessoa, o que se traduzirá em negócios de sucesso e numa comunidade mais exigente, conhecedora e preparada para o amanhã.

Autor: Tiago Freitas
Co-fundador Blue Physio Consultoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *