Jornada telereabilitação

Jornada do cliente de telereabilitação em 5 passos

No contexto de confinamento que vivemos, a telereabilitação surge como um aliado imprescindível para a entrega de valor em fisioterapia.

Para que a implementação da telereabilitação seja bem-sucedida, importa desenhar um produto / serviço de excelência, que aporte valor ao nosso cliente e torne a sua jornada, numa processo simples, intuitivo, confiável e facilmente integrado na rotina e dia-a-dia do nosso utente.

A criação de uma experiência do utente de excelência, começa por isso, com um exercício de empatia em que nos colocamos na pele e experiência do nosso utente, procurando desenhar os passos que conduzem a uma jornada de excelência, ainda antes de mergulharmos na tecnologia utilizada para conduzirmos as nossas sessões.

Deixamos por isso 5 passos a garantir na experiência do utente de telereabilitação:

1. Garantir o acesso a informação sobre o produto/serviço que estamos a oferecer, suas características, passos, benefícios. Este é um aspecto fundamental, dado que se para muitos fisioterapeutas, a telereabilitação é uma novidade, para o nosso cliente, é ainda mais desconhecida. Nesse sentido, devemos deixar clara a nossa proposta de valor.

2. Agendamento da sessão e envio de survey pré-sessão. Uma das grandes vantagens da prática digital, é potenciarmos os momentos de interação com o nosso utente. Tiremos por isso partido dessa vantagem.

3. Acesso a sessão através de plataforma digital segura. Fundamental garantirmos a segurança e proteção da informação transmitida em contexto digital. Garantir o consentimento do cliente, à luz do RGPD, é fundamental.

4. Envio de plano de exercícios pós-sessão. Tal como no presencial, devemos tirar partido do que o digital nos oferece, maximizando o aporte de valor que entregamos ao nosso cliente. Existem várias plataformas que nos ajudam neste processo.

5. Agendamento de sessão de esclarecimento de dúvidas/follow-up. Não deixemos os nossos clientes “esquecidos” após o envio do plano de ação. É fundamental o acompanhamento e follow-up.

Ainda estás reticente relativamente aos benefícios/valor da teleconsulta?

Fica então a saber que este é um tema que tem vindo a ser amplamente estudado, inclusive numa revisão sistemática de Cottrell et al. (2017) que demonstra a eficácia da telereabilitação em tempo real, e que atesta inclusive que o modelo hibrido presencial/online, se revela superior em termos de qualidade de serviço, do que o modelo exclusivamente presencial.

Ainda estás céptico? Deixamos-te então alguns exemplos de plataformas que podes testar e quem sabe vir a utilizar na tua prática:

– Clynx (Motiphy)
– Physio Tools
– Physitrack
– Hep2Go
– ValdHealth
– Physiotec
– MedBridge

Dá hoje o primeiro passo para implementares o teu serviço de telereabilitação, entregando ao teu cliente, a fisioterapeuta de valor em que sempre acreditaste, agora em formato online.

Autor: Pedro Sousa
Co-fundador Blue Physio Consultoria

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