A Importância da Criação de Parcerias para uma Clínica

 

Um negócio em saúde bem-sucedido requer não apenas que os seus clínicos possuam um bom conhecimento técnico. O negócio deve desenhar uma abordagem estratégica para prosperar no seu mercado de saúde. Nesse contexto, a criação de parcerias estratégicas desempenha um papel crucial para impulsionar o sucesso e o crescimento sustentável de qualquer clínica. Neste artigo exploramos a importância da estratégica da criação destas parcerias e listamos alguns exemplos de potenciais parceiros que podem favorecer esse modelo de negócio.

 

I) A importância estratégica da criação de parcerias para um negócio em saúde:

 

1. Acesso a um público mais amplo

Ao estabelecermos parcerias com outras empresas ou profissionais de saúde, o nosso negócio em saúde pode expandir o seu alcance e ganhar acesso a um público mais amplo. Por exemplo, ao formarmos parcerias com clubes desportivos, ginásios ou estúdios, a nossa clínica pode alcançar um público-alvo e persona interessado em atividade física, que irá beneficiar de serviços específicos para as suas necessidades, como consultas de medicina desportiva, fisioterapia, nutrição, psicologia, podologia, exercício clínico, etc.

 

2) Aumento da credibilidade e confiança

A criação de parcerias estratégicas com organizações e marcas respeitadas ou profissionais estabelecidos podem aumentar a credibilidade e confiança no nosso negócio em saúde. Ao associarmo-nos a entidades reconhecidas na nossa comunidade a clínica demonstra ser uma marca de confiança, ao mesmo tempo que pode criar benefícios para os clientes e associados dessas mesmas entidades, aumentando o incentivo dos mesmos em conhecerem os serviços do nosso negócio em saúde.

 

3) Complementaridade de serviços

Parcerias estratégicas podem oferecer a oportunidade de complementarmos serviços e expandirmos o portfólio da nossa clínica. Por exemplo, uma clínica de fisioterapia que crie uma parceria com um médico ortopedista ou uma clínica especializada em exames de diagnóstico, consegue colmatar uma área que não está nas suas competências-chave, mas que pode ser importante para o seu público-alvo e para facilitar a sua experiência em saúde.

 

4) Acesso a recursos adicionais

Parcerias bem estruturadas podem fornecer recursos adicionais essenciais para o crescimento do nosso negócio em saúde. Isto pode incluir acesso a tecnologia avançada, formação para os nossos colaboradores ou até mesmo espaço físico ou infraestruturas partilhadas (p.e. uma clínica de fisioterapia criar uma parceria com uma piscina municipal).

 

II. Potenciais parceiros que favorecem o modelo de negócio

Aqui ficam alguns exemplos de parceiros-chave para um negócio em saúde, utilizando como exemplo uma clínica de fisioterapia:

 

1) Médicos e outros Profissionais de Saúde

A criação de parcerias com outros profissionais de saúde, desde logo médicos, é essencial para trabalharmos a nossa rede de referenciação. De que forma podemos chegar a estes profissionais e que tipo de parceria estabelecer? A resposta assenta numa parceria assente no valor entregue ao cliente que temos em comum.

Uma estratégia assente da criação de relatórios clínicos de excelência, é uma das bases para a abertura de portas para a criação de uma parceira, assente numa relação sustentada na qualidade em saúde. Pensemos num médico (p.e.) que recebe um relatório de elevada qualidade por parte do fisioterapeuta que acompanha o seu paciente e fica positivamente impactado com o mesmo – futuramente na hora de referenciar um paciente seu para fisioterapia, estará mais propenso a fazê-lo para o nosso espaço, pois sabe que o nosso trabalho é de elevada qualidade.

 

2) Entidades públicas (câmaras municipais, etc)

Uma excelente forma de promovermos literacia em saúde e ao mesmo tempo, darmos a conhecer a nossa marca e serviços, é através da realização de eventos para a comunidade.  Nesse sentido, a abordagem a entidades públicas, como câmaras municipais, pode resultar numa parceria duradoura de aporte de valor mútuo.

Quando pensamos que estas entidades têm na sua estrutura, pelouros da saúde, desporto ou atividade física e bem-estar, podemos perfeitamente explorar a dinamização de eventos para a comunidade, promovendo workshops práticos de movimento e promoção de literacia em saúde.

Se acredita que o seu município não tem esta abertura, tenta e pode ser tenha uma agradável surpresa.

 

3) Empresas Locais

A maioria das empresas lidam atualmente com o desafio da atração e retenção de talento. Ao mesmo tempo, as baixas por lesões relacionadas com o trabalho prejudicam a performance das mesmas.

Nesse sentido, a criação de uma proposta que promova o bem-estar organizacional, nas suas diferentes dimensões (física, mental, emocional e social) poderá ser muito bem-vinda.

Novamente, a realização de palestras, workshops de movimento e ginástica laboral, poderão ser ótimas iniciativas a explorar, assim como, condições especiais de acesso aos nossos serviços, para os colaboradores destas empresas.

Nota que se conseguirmos o contacto da pessoa responsável pela gestão de pessoas/RH da respetiva empresa (por vezes os nossos próprios clientes são facilitadores deste acesso) será certamente mais eficiente do que um simples email enviado para um contacto geral.

 

4) Ginásios, Clubes e Associações Desportivas

Parcerias com ginásios e clubes desportivos podem fazer-nos chegar com mais facilidade a um público-alvo interessado em atividade física e bem-estar. Ao colaborarmos com estas organizações, a nossa clínica de fisioterapia pode oferecer os seus serviços a este público-alvo e com isso aumentarmos a consciencialização e confiança na nossa marca em saúde. Esta consciencialização aliada a um trabalho de qualidade que resulte numa boa experiência e satisfação do cliente/paciente, irá promover a referenciação word of mouth (boca em boca) entre esta comunidade de pessoas interessadas em atividade física.

 

5) Farmácias e outros espaços em saúde

A criação de parcerias com outros negócios em saúde, complementares aos nossos serviços, é uma excelente forma de fazermos crescer a nossa marca e criarmos uma rede de referenciação.

De notar que para criarmos uma relação de confiança com estas entidades não basta um protocolo ou desconto, é fundamental ganharmos a confiança dos próprios profissionais que trabalham nestes espaços, e por isso, nada como criarmos um incentivo em que tratamos os colaboradores destes espaços com uma condição muito especial, com o objetivo de que estes experienciem os nossos serviços e fiquem satisfeitos com os mesmos. Dessa forma, a referenciação junto dos seus clientes, será muito mais espontânea e autêntica.

 

A criação de parcerias requer planeamento, seleção criteriosa dos parceiros e o estabelecimento de acordos mutuamente benéficos. É importante que a clínica avalie suas necessidades, à luz da sua SWOT, e identifique os parceiros potenciais mais adequados para a sua estratégia de crescimento. Ao fazer isso, a clínica estará no caminho certo para impulsionar seu crescimento e sucesso a longo prazo.

 

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