Estratégias de Atração de Clientes para Negócios na Área da Saúde

 

Os negócios em saúde desempenham um papel fundamental na sociedade, oferecendo serviços e produtos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, a criação de valor e o sucesso das clínicas, assenta indubitavelmente nos resultados em saúde e na experiência do consumidor em saúde.

 

No entanto, num mundo cada vez mais competitivo, em que o digital tem um papel cada ver mais preponderado, os negócios na área da saúde devem desenvolver estratégias eficazes para atraírem e reterem os seus clientes. Neste artigo, exploramos algumas estratégias-chave que podem ser utilizadas por negócios na área da saúde para atraírem clientes e com isso se destacarem num mercado em constante evolução.

 

1) Começar por Identificar o Público-Alvo

O primeiro passo para atrairmos clientes é conhecermos e compreendermos o nosso público-alvo. Cada serviço ou produto de saúde pode ter um grupo específico de pessoas que beneficiam do mesmo. Por exemplo, uma clínica de fisioterapia num setor exclusivamente privado, poderá ter um público-alvo constituído sobretudo por pessoas num segmento médio, ativas, com um ritmo de trabalho acelerado e que procuram soluções para melhorarem o seu bem-estar físico e mental. Uma vez identifiquemos e segmentemos público-alvo ou persona desta clínica, iremos desenhar as estratégias de marketing de forma personalizada, para atender às suas necessidades únicas deste público-alvo.

 

2) Oferecer Conteúdo Educativo

Em marketing, “quem dá, recebe”. Fornecer conteúdo educativo relevante, através de artigos, dicas em saúde, vídeos, webinars, entre outro tipo de posts em redes sociais, ajuda-nos a conectar e captar o interesse do nosso público-alvo. Ao oferecermos informações úteis e precisas sobre temas de interesse do nosso público, demonstramos expertise e autoridade nos temas, enquanto construímos uma marca de confiança junto dos nossos potenciais clientes. Por exemplo, uma clínica dentária especializada em crianças pode criar vídeos e dicas explicativas para uma boa lavagem de dentes das crianças e higiene oral adequada. Ao mesmo tempo uma clínica de fisioterapia pode partilhar dicas para uma boa postura no trabalho e conselhos de estilo de vida saudável. O conteúdo educativo atrai clientes e posiciona o negócio como especializado numa determinada área que irá atrair a persona certa.


3) Potenciar as Redes Sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção de qualquer negócio nos dias de hoje. Para os negócios na área da saúde, plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn geram oportunidades para nos conectarmos com o nosso público-alvo e de criarmos campanhas direcionadas e segmentadas para o nosso mercado. Para potenciarmos as redes sociais, devemos desenhar uma estratégia que equilibre conteúdos como artigos, dicas em saúde e bem-estar, informações sobre os serviços, humanização dos profissionais de saúde, testemunhos de sucesso de pacientes assim como novidades. A interação regular e consistente com os seguidores favorece a criação um relacionamento mais próximo e confiável.

 

4) Parcerias com Profissionais de Saúde

A criação de parcerias com outros profissionais de saúde, como médicos, pode ser uma excelente estratégia para atrairmos clientes via referenciação. Por exemplo, uma clínica de fisioterapia pode criar e nutrir relação com médicos ortopedistas na sua zona, construindo uma relação de confiança com os mesmos, centrada na criação e entrega de valor para o paciente. Essas parcerias aumentam a nossa rede de referenciação e validam a credibilidade do negócio aos olhos dos clientes. Além disso, parcerias estratégicas podem resultar em eventos educativos conjuntos (lives, webinars, workshops, etc) que nos ajudam a chegar a um público mais alargado.

 

5) Programas de Fidelização e Cross-Selling (venda de serviços complementares)

Programas de fidelização e iniciativas de venda-cruzada (cross-selling) são estratégias com efetividade comprovada na atração e retenção de clientes. Na área da saúde, isto pode envolver a criação de programas de bem-estar com vários serviços integrados, descontos em packs de sessões de exercício clínico, etc. Estas estratégias devem ser criadas sempre numa lógica de criação de valor em saúde para o cliente e centradas nas suas reais necessidades. Quando bem implementados, estes programas incentivam a fidelização e retenção do cliente, assim como, potenciam a sua jornada de transformação de bem-estar.

 

6) Marketing de Influência

O marketing de influência tem ganhado destaque nos últimos anos e pode ser eficaz também na área da saúde. A colaboração com influenciadores (p.e. atletas ou figuras públicas) que têm afinidade com os valores e serviços do nosso negócio pode aumentar a visibilidade e a credibilidade do mesmo. Estes testemunhos devem ser autênticos e genuínos, por isso estes influenciadores, devem também ser clientes da nossa clínica, que partilhem testemunhos reais da sua experiência.

 

7) Testemunhos e Avaliações de Clientes

As opiniões de clientes anteriores têm um grande impacto na tomada de decisão de novos clientes na área da saúde. Por isso, partilhar testemunhos positivos e avaliações reais é sem dúvida uma estratégia poderosa. Isso pode ser feito através de vídeos e testemunhos escritos, no website da nossa clínica, redes sociais, avaliações google, etc.

 

8) Eventos e Workshops

Realizar eventos, workshops e palestras pode ser uma maneira eficaz de atrair clientes e demonstrar a experiência do negócio. Dependendo da especialidade, o negócio pode realizar workshops práticos, sessões de esclarecimento ou até mesmo feiras de saúde. Esses eventos não só proporcionam oportunidades de aprendizado, mas também permitem que os clientes em potencial conheçam os profissionais por trás dos serviços.

 

9) Website e SEO

Investir na criação/otimização de um bom website para um negócio em saúde é fundamental para o crescimento do negócio. O website é a nossa “casa” no digital e o cliente que chega até nós pelo digital vai querer conhecer essa mesma casa, antes de efetuar uma marcação. É uma forma de demonstrarmos a nossa proposta de valor, credibilidade, equipa, serviços, testemunhos, ao mesmo tempo que permite otimização para mecanismos de busca (SEO e ranking na pesquisa Google) que é crucial para garantir que o nosso negócio é “encontrado” online quando o nosso cliente pesquisa por uma clínica ou serviço de saúde. Ao mesmo tempo, permite-nos o investimento em campanhas como Google Ads que pode alavancar o nosso influxo de novos clientes e com isso o nosso crescimento de forma sustentável.

 

10) Experiência do Paciente Excecional

Nenhuma estratégia de marketing pode substituir um atendimento e experiência do cliente excecional, em todos os pontos de contacto que este tem com o nosso negócio em saúde. A forma como o paciente é recebido no contacto telefónico ou presencial, a maneira como comunicamos com ele e o tratamos durante a consulta e seguimento/follow-up que é feito após o tratamento tem um impacto gigantesco na experiência geral. Um atendimento de qualidade não apenas atrai clientes, mas também cria adeptos da marca e do nosso negócio, que irão recomendar os seus serviços a amigos e familiares.

 

Estas são algumas das muitas estratégias que podemos criar para atrairmos clientes para o nosso negócio. A combinação certa das diferentes abordagens e estratégias dependerá da natureza do negócio, do mercado em que está inserido, dos recursos e equipa que dispõe e da fase de evolução/maturação em que se encontra.

 

Tudo isto são estratégias que iremos explorar no curso de Marketing para Negócio em Saúde. Junta-te a nós para alavancares o crescimento do teu negócio em saúde!